Tungcast#100: CODA

Último Tungcast da história, para fechar este site fazendo um balanço de tudo o que fizemos nestes seis anos e meio e contextualizando o cenário musical, tanto do ponto de vista da imprensa quanto dos artistas.

 

Baixe em mp3 (72MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 – Comentários sobre o fim do site e relembrando os cinco endereços onde gravamos os 100 programas.
04:30 – Um agradecimento especial aos 22 geeks musicais que estiveram aqui com a gente (trecho de “For My Friends”, de Joe Bonamassa & Beth Hart)
13:30 – Um balanço sobre o nosso trabalho, que une idealismo e paixão pela música, além de não ter se rendido à agendas ou à caça ao clique.
18:00 – O dilema sobre o site: aumentá-lo ou encerrá-lo? (trecho de “Tourniquet”, da banda TesseracT)
30:00 – Posts preferidos: Diogo Salles destaca Rush, Van Halen, Yes, The Doors e suas lapadas contra os coronéis da MPB e os sertanejos. Rafael Fernandes lembra FNM, Guns N’ Roses, Dream Theater, MPB, projetos culturais, dicas para bandas iniciantes e vê o streaming sob a ótica geek.
41:00 – A internet está fechada demais em redes sociais e viciada em memes e listas? Onde está a pesquisa, a reflexão e a análise aprofundada? (trecho de “Echoes”, do Pink Floyd)
48:00 – O fim de vários projetos relacionados à música: lá fora, o Grooveshark fechou e o NME virou panfleto. Aqui no Brasil, mais um fim (mal sucedido, pelo jeito) do Collectors Room e o fechamento do blog do Ricardo Alexandre. Se o rock envelheceu, o jornalismo musical perdeu a relevância? A internet substituiu a figura do jornalista musical? Temos crítica demais para informação de menos?
58:30 – O fim do Dr Sin depois de 22 anos também reflete a dificuldade para os artistas que produzem música? O quase fim do Chickenfoot mostra como está difícil gravar discos (trecho de “Oblivion”, do Winery Dogs)
1:07:00 – Considerações finais, agradecimentos e despedida.
1:15:00 – Encerramento: vinheta TUNGCAST

Muito obrigado a todos!

11 Responses to “Tungcast#100: CODA”

  1. Helisandro disse:

    Triste pelo fim do Geek Musical, mas feliz por vocês terem feito tudo com empenho, honestidade e paixão.

    Parabéns pelo trabalho e obrigado Rafael e Diogo.

  2. Helisandro disse:

    Só tenho uma reclamação sobre o trabalho de vocês.

    Gostaria muito de ouvir um Tungcast sobre o Queen, mas talvez vocês não curtam a ponto de ter produzido um episódio sobre eles né hehehe, se for isso tá perdoado.

    Valeu Geeks.

    Abraços.

  3. Diogo Salles disse:

    Fala, Helisandro,

    Acredite ou não, nós gostamos muito de Queen e fatalmente faríamos um especial sobre eles. O Rafael inclusive aparece com a camisa da banda num dos nossos videocasts. Acho que no fim o Queen acabou entrando no mesmo barco do Pink Floyd (que comentei nesse último episódio): o das bandas que amamos, mas falamos pouco aqui.

    Obrigado mesmo pela companhia, pela audiência e pelos comentários!

    abs
    Diogo

  4. Thiago Chaves disse:

    Cá estou então para meu último comentário, dentre os poucos que fiz, embora sempre acompanhando os episódios.

    Quanto a internet estar cada vez mais simplista, com as pessoas procurando menos e menos matérias mais apuradas, isso é um fato lamentável, mesmo. Eu que tento levar um site com meus amigos, sei como é isso.

    Mas enfim, só me resta ouvir novamente meus Tungcasts preferidos, e ouvir os que deixei passar desses 100.

    Rogério Ceni se aposentando no São Paulo, Geek Musical na internet. Que ano difícil pra nós, Diogo Salles. rs

    Abraço!

    • Diogo Salles disse:

      Ano complicado mesmo, Thiago. Como escrevi no meu último texto aqui, um ano de muitas lições e reflexões, mas também de conclusões.

      Os prognósticos para os que buscam bons conteúdos na internet não são bons, mas não podemos ficar aqui parados nos lamentando.

      Bora tocar a vida!

      abs

  5. Renan Tavares disse:

    Rafael e Diogo, muito obrigado pelos 100 programas nos quais vocês me fizeram companhia ao longo dos últimos anos.
    Descobri o site ao procurar sobre o Alice in Chains, me tornei ouvinte e admirador do trabalho.

    Uma pena que o projeto tenha chegado ao fim, vou sentir falta dos podcasts, principalmente da opinião sincera e critica que ao meu ver faz tanta falta…

    Parabéns pelo trabalho e mais uma vez muito obrigado!!

    Ps: faço votos que em algum momento vocês sintam falta do projeto , ainda que esporadicamente publiquem algum podcast para matarmos a saudades.

    Forte abraço!

  6. Rodrigo Annes disse:

    Ouvi o último programa hoje e gostei bastante. Deve ter sido bem complicado tocar um projeto como o Tungcast/Geek Musical por tanto tempo, especialmente com apenas duas pessoas. Mas com todas dificuldades, saibam que fizeram um grande trabalho. Fico feliz com o encerramento deste ciclo. Além disso, vou continuar escutando vocês por algum tempo, já que existem muitas edições que não consegui ouvir.

    Sucesso a todos e vida longa ao Tungcast!

    Um grande abraço!

    P.S. Queria deixar registrado que eu ainda coleciono CD’s, primeiro porque gosto do formato e segundo porque hoje em dia são bem baratos.

    • Diogo Salles disse:

      Rodrigo, obrigado a você por seguir com a gente esse tempo todo.

      Nós também temos o nosso acervo de CD’s. É impossível desapegar. Memória afetiva é um troço muito maluco… :D

      O acervo fica aí disponível para audição. Venha quando quiser dar uma fuçada por aqui.

      abs
      Diogo