Tungcast#093: The Beatles (vol.1)

 

Primeira parte do especial sobre a banda mais influente da história do rock. Tendo o estudioso Luiz Augusto Lima como convidado, investigamos os primórdios da banda, os shows em Hamburgo, o papel de Brian Epstein e outros personagens que participaram dessa fase inicial da banda até o clássico Sgt. Peppers em 1967.

Baixe em mp3 (65MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 – Abertura: “Paperback Writer”
01:10 – Apresentando nosso convidado, o jornalista e beatlemaníaco Luiz Augusto Lima.
03:30 – A formação da banda e os shows de Hamburgo no início dos anos 60, em meio a um ambiente casca grossa.
07:20 – A saída de Pete Best, por decisão de George Martin, a entrada de Ringo Starr, a influência de Stuart Sutcliffe e as lendas da banda (ouça trecho de “Things We Said Today”)
17:20 – O mito de que os Beatles seriam os precursores do formato “boy band” e o visual imposto pelo Brian Epstein.
22:00 – O começo da parceria/assinatura Lennon/McCartney e os dois primeiros discos, que deram um impulso inicial (trecho de “I Want To Hold Your Hand”)
29:00 – A entrada da banda no mercado americano, através do show do Ed Sullivan, o contexto político dos EUA na época, e a posterior “Beatlemania”.
35:00 – Os discos A Hard Day’s Night, Beatles For Sale e Help, onde houve a transição de banda de garotos ingênuos para músicos sérios e compositores respeitados. Polêmica: essa fase inicial dos Beatles inovou pouco em relação ao rock dos anos 50? (trecho de “You’ve Got To Hide Your Love Away”)
46:10 – A decisão de não tocar mais ao vivo em 1966: a histeria das fãs, a precariedade da parte técnica em shows e a polêmica declaração de Lennon sobre Jesus Cristo.
52:00 – Com Rubber Soul, Revolver e Sgt. Peppers, vem a apuração da sonoridade, tanto de composição quanto da parte técnica, e a contribuição para estabelecer o formato álbum como uma obra artística.
59:30 – A ideia de Paul McCartney de criar uma história do “Sargento Pimenta”, logo abandonada. Seria a gênese do disco conceitual?
1:02:40 – A importância de George Martin para fazer a banda funcionar no estúdio e a importância de George Harrison para a sonoridade da banda.
1:06:00 – Encerramento: “Taxman”

3 Responses to “Tungcast#093: The Beatles (vol.1)”

  1. Vítor Martins disse:

    UHUU !! Finalmente um novo tungcast e finalmente um sobre a banda mais influentes de todos os tempos.

  2. Kleber disse:

    Ue? Cade a parte 2?