Tungcast#089: Retrospectiva 2014

 

Especial debatendo os principais fatos ocorridos no universo musical em 2014, com participação de Rodrigo Carvalho (Rroio). Os principais fatos que agitaram o universo musical, trazendo os melhores discos e shows do ano e debatendo sobre as mudanças do mercado fonográfico.

Baixe em mp3 (70MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 – Abertura: apresentando nosso convidado Rodrigo “Rroio” Carvalho, editor do Progcast e colaborador do Collectors Room
02:00 – As mortes do mundo da música em 2014: Bob Casale, Nelson Ned, Paco de Lucía, Jair Rodrigues, Hélcio Aguirra, Tomy Ramone, Johnny Winter, Jimi Jamison e Joe Sample. Efemérides: 10 anos sem Dimebag Darrell e 20 anos sem Tom Jobim.
04:00 – Com os 5 anos do Tungcast, fica a pergunta: Por que é tão difícil manter um site/blog por mais do que alguns meses? A experiência dos sites/blogs/podcasts e a ingenuidade de ser hype e ganhar dinheiro com esse tipo de iniciativa.
10:00 – No gancho das eleições 2014, por que a cultura é uma pauta tão “largada” nesse país? Falta enxergá-la como economia criativa?
14:20 – A falta de direção e referências culturais, tanto para as novas bandas quanto para quem escreve projetos culturais (trecho de “It’s a Long Way To The Top”, do AC/DC)
22:00 – Top 5 de discos feito pelo Rroio: Year of the Snake (Silver Snakes), Desideratum (Anaal Nathrakh), Black Soul Choir (Wolves Like Us), Ótta (Sólstafir) e Pale Communion (Opeth) – veja mais aqui (trecho de “River”, do Opeth)
30:00 – “Ouço uns 20 discos por semana e ainda compro muito CD.” – Rroio
32:30 – Comparando os anos de 2013 e 2014 na música: esse ano foi mais pulverizado do que o ano passado?
36:00U2 + Apple: vantagens e desvantagens, o marketing invasivo e as estratégia de ambos no mercado (trecho de “The Feast and The Famine”, do Foo Fighters)
41:00 – Artistas X Streaming: Thom Yorke deu chilique e Taylor Swift tirou seus discos do Spotify. Os números, as cifras e a eterna briga pelo controle (trecho de “The Spirit of Radio”, Rush ao vivo)
51:00 – Artistas às portas da aposentadoria: Sammy Hagar aos 67 anos prefere fazer poucos shows e diz não fará mais discos com o Chickenfoot. Já Paul McCartney (72 anos) continua em turnê, David Coverdale (63 anos) acaba de anunciar um novo guitarrista para o Whitesnake e Gene Simmons (65 anos) segue em sua carreira de “polemista” (trecho de “Finish What Ya Started”, acústico, Sammy Hagar)
1:02:30 – Os casts do Rock in Rio e do Lollapalooza: a receita de misturar bandas de hype com os headliners puxadores de público.
1:10:00 – Encerramento: “Purania”, do Destrage.

Posts relacionados
Veja as retrospectivas de outros anos

One Response to “Tungcast#089: Retrospectiva 2014”

  1. Iago Barros disse:

    Caralho!!!!! tungcast mastodon!!!!!!
    so aguardo rsrsrs