Top 5 – Os Tungcast’s favoritos de Rafael Fernandes

estudio_tungcast_2009

Foto do imponente estúdio Tungcast nos idos de 2009. Crédito: LEM.

Amigos do Geek Musical: no 13 de julho próximo completar-se-ão 5 anos do nascimento do Tungcast, que foi inaugurado com o programa O valor da música hoje.

Para comemorar o fato, além de uma promoção imperdível, eu e o Diogo Salles preparamos quatro textos especiais: os dois primeiros serão top 05 com os cinco Tungcasts favoritos de cada um. Em seguida, publicamos outros dois posts em que comentamos um pouco sobre esses cinco anos.

Ficou a meu cargo dar o pontapé inicial dessa maratona. Portanto, vai aqui meu top 05 de Tungcasts favoritos:

1) Tungcast #036 – Você é um Geek Musical?

Bom, estava na cara, não? O meu preferido tem que ser o episódio que definiu o conceito deste site. Na verdade o conceito já estava aqui, desde sempre. Mas faltava o ponto final, o gancho que definisse a ideia – ou, até, o ideal. E tudo isso acabou vindo em forma de Tungcast. Em 2012 acabamos lançando o www.geekmusical.com.br, para abrigar textos e no ano passado juntamos o site e o podcast num projeto só. No mais, o programa é bem humorado: apesar de termos um certo orgulho geek, também sabemos que há um quê de ridículo nisso tudo.

2) Tungcast #022 – Digestivo Cultural 10 anos

Tanto eu quanto o Diogo fomos colunistas do site Digestivo Cultural – uma das maiores referências de cultura na internet brasileira. Nos conhecemos através de um encontro entre colaboradores do site organizado pelo Julio Daio Borges, editor do Digestivo. Acabamos percebendo afinidades musicais – e isso levou à fundação do Tungcast. Portanto, nada melhor do que homenagear o Julio com uma remissão a esse episódio especial. E o podcast é ótimo: mostra como o Digestivo nasceu e cresceu, além de apresentar muitos aprendizados para quem quer montar seu projeto na internet.

3) Tungcast #002 – A memória afetiva da música

Esse segundo episódio do Tungcast – ainda estávamos aprendendo como fazer – para mim foi simbólico: a questão da memória afetiva na música é essencial para entender nossa relação com essa arte. Cada música, disco ou banda está intimamente ligada a uma fase de nossa vida – boa ou ruim. Muitas vezes organizamos nossa memória através de discos ou fatos musicais. E é curioso: na época foi apenas um tema. Mas, hoje, vejo que essa ideia de “memória afetiva” permeia todo o site e é sempre citado em Tungcasts.

4) Tungcast #008 – Discos subestimados – parte 2

Minha quarta escolha tem a ver com um dos vários motivos para fazer o Tungcast e, por consequência, o Geek Musical: a possibilidade de dar uma segunda chance para discos e artistas que muitas vezes são desprezados, até esquecidos, pelo mainstream. A parte 2, em especial, tem discos vitais para a minha formação musical – e também estão na minha memória afetiva. E este site é também onde exercemos nossa megalomania: assim como essa série de discos subestimados, muitos Tungcasts tem duas, ou até três partes. Haja geekismo!

5) Tungcast #065 – Videocast – Felipe Machado e Viper Vol. 01

Falando em memória afetiva, minha formação musical começou com o rock dos anos 90. E, no Brasil, uma das mais importantes bandas dessa época é o Viper. Seja na fase com ou na sem André Mattos. Me lembro de várias fitas K7 rondando em casa com músicas do grupo. Portanto, depois de tantos anos foi espetacular ter a chance de conversar com o Felipe Machado, em dois episódios em vídeo. Não só matou uma vontade de adolescência, como o resultado dos programas foi excelente.

Aguardem para mais posts sobre os 5 anos do Tungcast nas próximas semanas. Enquanto isso, você pode responder nos comentários: quais seus 5 Tungcasts favoritos?

Comments are closed.