Dust & Grooves: um site sobre colecionadores de vinis | Geek musical - para musicólogos e musicólatras / Tungcast - o podcast que debate música em nível geek

Dust & Grooves: um site sobre colecionadores de vinis

Você tem uma coleção de discos? Ela é organizada de que forma? Quantos discos você tem? Quais os itens mais valiosos? Qual sua especialidade? Ter – ou querer ter – uma coleção de discos é um hábito quase indissossiável da personalidade de um Geek Musical. O clássico filme Alta Fidelidade retrata isso muito bem – inclusive, mostrando como nosso humor impacta em nossas coleções e audições. Eu vivo refletindo sobre a minha, que é pequena. Até que ponto vale ter uma coleção? O que vale à pena manter, o que não? Ao mesmo tempo em que coleção é informação, conhecimento e prazer, pode se tornar um vício. Ou podemos passar do ponto e nos tornarmos mais acumuladores do que qualquer outra coisa – ou levarmos a coleção mais a sério do que outras partes importantes de nossa vida. A parte boa de ser um colecionador está bem retratada num site que muitos de vocês devem conhecer, o Collector’s Room (clique aqui para acessar diretamente a seção específica sobre o assunto, que é diversão pura). E através do próprio Collector’s descobri um  ótimo site sobre colecionismo, que vai virar livro: o Dust & Grooves, especializado em coleções de vinis.

O organizador e criador, Elion Paz, percorreu o mundo buscando os mais diferentes tipos de colecionadores de vinis e documentou, por meio de entrevistas e fotos, a história de cada um deles. Recentemente ele lançou, via Kickstarter, uma campanha muito bem sucedida de crowdfundind que vai financiar novas viagens e um livro a ser lançado em 2013 – mais um bom item para a memorabilia de um geek musical. Mas o site já é suficiente rico (e continua sendo atualizado), com entrevistas com os colecionadores  - notem que só tem maluco - e, principalmente, fotos das coleções. Lá, podemos conhecer um cara que tem uma loja de discos (sim, elas ainda existem), vive disso e percorre cidades em busca de coleções valiosas. Ou um senhor que tem uma coleção especializada em discos de 78 rotações – e acha que o rock n roll acabou com a música, entre tantos outros. Vale à pena acompanhar e mergulhar nesse mundo instigante de colecionadores de vinil.

2 Responses to “Dust & Grooves: um site sobre colecionadores de vinis”

  1. Eu sou doido pela minha coleção. E acho que todo colecionador assim o é. Fiz uma página sobre ela em http://colecaodelps.blogspot.com.br/ onde faço comentários sobre cada disco e lugares relacionados a esse valioso item musical.

  2. Sergio Costa disse:

    Para os admiradores de capas de vinis, eis um Blog que criei, que vale a pena se visitar e participar com os “Comentários” identificando quem são as pessoas nas capas.
    Endereço: http://www.quemsoueunacapadodisco.blogspot.com.br
    Obrigado