Tungcast#036: Você é um geek musical?

Imagem meramente ilustrativa, sem qualquer conexão com fatos verídicos

Imagem meramente ilustrativa, sem qualquer conexão com fatos verídicos

 

Baixe em mp3 (52MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 – Introdução: “Do It Again”, do Steely Dan, a banda mais geek do mundo.
01:10 – Pergunta do dia: você é um geek musical?
02:00O que é um geek? O geek é um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”. A família estranha sua obsessão pela música? Cuidado, você pode ser um geek.
04:00 – “Entre ir a uma festa ou comprar um CD, eu escolhia o CD.” “O geek musical tem grandes chances de se tornar um crítico.”
06:30 – Coisas que definem um geek musical: se você sabe o nome e ano de todas os discos de uma banda; se você conhece gêneros, subgêneros e influências musicais; se você sabe o nome do produtor do disco e lê a ficha técnica do CD; se você conhece e avalia timbres e solos; ficar fazendo top 5 de tudo; fazer air guitar, air drums…
13:00 – Geek gosta de usar camisas de suas bandas favoritas e odeia ouvir covers que fazem de “suas” bandas.
16:00 – Geeks que explicam o mundo através de suas bandas favoritas, mantêm blogs sobre elas, moderam fóruns na internet e vão a shows de bandas cover/tributo (e reparam se eles tocam as músicas igual ao original). “A internet é o paraíso dos geeks e potencializou suas vozes.”
20:30 – Momento musical geek: trecho de “Monday 7 a.am.”, da banda TNT (Todas Na Trave), que conta com Faíska na guitarra.
24:00 – Geeks old school: aqueles que gravavam fitas com a sua seleção de melhores (hoje montam playlists)
26:30 – O paradoxo do geek musical: é um saudosista, mas nunca pára de procurar coisas novas na música. “O geek se define entre os 20 e os 25 anos, pois uns páram e viram apenas saudosistas, outros seguem”
31:00 – Comprar (e guardar) CDs em tempos de mp3 é coisa de geek? E comprar mp3 online? “Ouvi o Chinese Democracy antes de ser lançado, comprei 3 CDs e depois o vinil.” Trecho de “Better” tirado do Guitar Hero, sem as guitarras.
38:00 – O streaming é a melhor opção para pesquisa de músicas? A música online trouxe o ouvinte mais generalista para a audição? Gente que faz tudo com fone de ouvido: falar com as pessoas, andar na rua…
45:00 – A separação entre o fã xiita e o geek: um é simplista e está lá só para tumultuar e xingar, o outro é bem preparado e está lá para analisar e debater.
49:00 – Bandas geeks: todas as progressivas, Dream Theater, Pink Floyd, Rush, bandas que estão na música pela música, não pelo business (e que atraem fãs geeks).
52:00 – Encerramento geek: “Home At Last” (obrigado, Steely Dan!)

18 Responses to “Tungcast#036: Você é um geek musical?”

  1. PattyBraga disse:

    Parabéns pelo Tungcast, guris!!! Muito bom!!! Eu já sabia, mas agora confirmei que sou MUITO geek musical!!!!
    Eu compro MP3 (o último foi o novo do Foo Fighters no iTunes), depois se eu gosto compro o CD pra ter o encarte bonitinho na coleção e ainda vou atrás do vinil (o Chickenfoot eu tenho em TODAS as mídias possíveis, por exemplo). Eu viajo pra ver show, tenho intacta a minha coleção de fita cassete dos anos 80/90 na gaveta (ainda escuto!), tenho camisetas de banda, faço “mix tapes” (em CDs pra ouvir no carro) e compro briga com quem fala mal dos meus xodós musicais.

    Aliás, lembrei de um outro comportamento que eu acho que acontece entre alguns fãs geeks: o ciumentinho!
    É o cara que vive reclamando que ninguém conhece nem valoriza a sensacional “Orquestra de Anões Mancos da Antuérpia”, a banda preferida dele. Só que, no dia em que a banda começa a tocar no rádio e ameaça virar mainstream, o cara surta e fica com ciúmes. Porque ele acha que fã mesmo é só ele, que conhece a banda desde a sua completa obscuridade.
    Há uma linha tênue entre o geek musical e o mala!

    =)
    Beijos!!!

    • Diogo Salles disse:

      Patty,

      Podemos enquadrar esse ciumentinho que você tão bem descreveu como uma espécie de hipster, que quer manter sua banda como “cult”? Acho que é por aí…

      Excelentes comentários! Obrigado pela audição!

      bjs
      Diogo

  2. Edu Pinheiro disse:

    Parabéns pelo Tungcast!! Achei sensacional, e me identifiquei prontamente como um geek musical. Recentemente comprei 4 vinis do Van Halen que foram relançados em uma prensagem especial (HQ-180). Só do Van Halen I eu tenho 4 CDs e dois vinis…
    Eu também costumo baixar os CDs e comprar quando gosto. Em alguns casos, mesmo não curtindo tanto o CD eu acabo comprando pra ter a coleção completa de alguma banda que eu gosto.
    Me diverti muito com as histórias de vocês.
    Um abraço,
    Edu

    • Diogo Salles disse:

      Obrigado, Edu!

      E já que você falou no Van Halen, estamos aguardando o lançamento do tão adiado novo álbum com David Lee Roth. Se isso acontecer mesmo, considere certo um Tungcast Van Halen.

      Forte abraço
      Diogo

  3. Pedro disse:

    Até pouco tempo, não conhecia o Tungcast. Achei o trabalho de vocês genial!!! Sempre senti falta de um podcast direcionado pra música… com esse tema, em especial, me identifiquei DEMAIS!

    Meus parabéns!

  4. Rafael Fernandes disse:

    Legal que gostou, Pedro! Volte sempre!

    Abs,

    Rafael Fernandes

  5. Helisandro disse:

    Fala pessoal.

    Conheci vocês por indicação do Rhamsés do Progcast (segundo ele mesmo disse “tangcast” hehehe). Gostei do podcast de vocês, muito bacana, irei ouvir os outros episódios.

    Só uma pergunta, ter podcast de música e 2 ipods um de 120G e o outro de 160G é um sintoma de geekismo???

    Abraço moçada.

    • Diogo Salles disse:

      Caro Helisandro,

      Sim, segundo a junta médica que analisou seu caso, você possui um quadro avançado de “geekismo”.

      Recomendamos boas escolhas musicais em seus iPods para controlar a doença — caso contrário, terá efeito de placebo…

      Volte sempre!
      abs
      Diogo

  6. O link está quebrado… queria baixar o cast.

  7. Fernando Henrique Guedes disse:

    hoje em dia estou mais viciado em vinil,sempre que volto pra casa volto abraçado com um,Cd’s raramente compro,tenho pouquissimos,e fitas K7,desde criança curto muito fazer mix tape,fazia e levava pra tudo que eh canto,pra casa da vó,pro primo,e mp3 faz um tempo que não baixo msm.

  8. Michele Kuervo disse:

    Meu Deus, já começou com a minha música favorita…ferrou! ahahahahahaha! Já vi que sou uma geek musical em estado grave!

    Grande blog!! Continuem assim!

    Bjos!

  9. Rafael Fernandes disse:

    Fernando Henrique, mix tapes são sensacionais, não? As playlists são interessantes, mas não conseguem substituir à altura.

    Michele, obrigado pelo comentário! Se vc é uma geek musical, não está sozinha!

    Abs,

    Rafael Fernandes

  10. Rafael Fernandes disse:

    Fernanda, aqui é a casa dos geeks, bem vinda! Aproveite e acesse tb nosso blog, Geek Musical: http://www.geekmusical.com.br

    Só faltou falar qual é essa tal banda da qual você é fã! ;]

    Volte sempre,

    Rafael Fernandes

  11. Fernanda disse:

    putz! eu sou Geek musical e não sabia. Eu gosto de uma banda que ninguém que eu conheço conhece e fico analisando os acordes dos instrumentos separadamente. E eu sou fã dessa banda justamente porque os acordes são geniais.

  12. Iago barros disse:

    Acho que a coisa mais geek que eu ja fiz em toda a minha vida foi,economizar 3 meses de salario para ir ao show do dream theater em são paulo no dia 26 de agosto do ano passado(curiosamente 4 dias depois do meu aniversario.hehehe) e tipo passei esses tres meses comendo arrroz com ovo.kkkkkkk

    abs

  13. Rafael Fernandes disse:

    Iago, muito boa sua história. rsrsrs

    Você, com certeza, provou ser um Geek Musical de carteirinha!!!

    Valeu pelo comentário.

    Abs,

    Rafael

  14. Vinicius Francisco dos Santos disse:

    Bem legal! Duas bandas bem geeks são: “Protomen” e “I Fight Dragons”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>