Tungcast#022: Digestivo Cultural – 10 anos

Foto: Arnaldo Pereira

Foto: Arnaldo Pereira

 

Baixe em mp3 (42MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 – Abertura: apresentando Julio Daio Borges, editor do site.
02:00 – O embrião do site: a repercussão do texto “A Poli como ela é“, o newsletter e o site pessoal jdborges.com.br
05:00 – A motivação por trás do site: “o tratamento dado à cultura no Brasil era muito formal e distante (…) queria mostrar às pessoas a cultura de uma forma breve, suscinta, amigável, lúdica”
07:00 – As influências: Paulo Francis, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca.
11:00 – Unindo o lado escritor e empreendedor: a indentificação com os grandes empreendedores de internet e a necessidade de uma profissionalização, para atender a parceiros, colunistas e patrocinadores.
17:00 – O empreendedorismo acidental do Twitter, que foi concebido como uma ferramenta para as pessoas se comunicarem pelo celular.
20:30 – A inspiração nos fóruns de discussão, abrindo o site para comentários e a influência da Web 2.0, com os melhores comentadores se tornando “colunistas” indexados no Google.
24:00 – A importância de se equilibrar a liberdade aos colaboradores, mas de se ter um controle editorial, para evitar a “orkutização” do site. O exemplo da Wikipedia, um site “para todos”, mas onde as pessoas cuidam.
29:00 – As críticas ao conteúdo colaborativo: colaboradores precisam ser remunerados para o site ser levado a sério? A dificuldade de remunerar num conteúdo gratuito e a profissionalização feita em estágios: a troca por cursos, livros e uma possível monetização através de livros eletrônicos no Kindle.
33:00A “guerra” entre blogueiros e jornalistas de papel. Depois da bolha, os jornalistas abandonaram a internet e passaram a criticar os que ficaram lá, produzindo conteúdo. A polêmica campanha do Estadão ironizando os blogueiros. Blog precisa ser jornalismo?
39:00 – Um balanço dos 10 anos: as conquistas junto aos colaboradores, o erro de tentar fazer uma revista impressa da GV e o legado, alimentado pela teimosia e pelo reconhecimento de figuras importantes do jornalismo.
46:00 – Encerramento (ou quase): “Ainda vai ter bastante trabalho pela próxima década”.

3 Responses to “Tungcast#022: Digestivo Cultural – 10 anos”

  1. Vicente disse:

    Bacana. Faço o download mais tarde.

  2. Fabio Cardoso disse:

    Caros,
    o Tungcast está, além de bem conduzido, muito interessante! Parabéns!
    Comecei e não consegui parar de ouvir.

    Fabio

  3. Diogo Salles disse:

    Agradecemos ao Vicente, ao Fabio e, principalmente, ao Julio, que até escreveu um editorial sobre esse Tungcast:

    http://www.digestivocultural.com/editoriais/release.asp?codigo=347&titulo=Digestivo_no_Tungcast

    []s
    Diogo