Tungcast#019: Guitarristas em carreira solo

 

Baixe em mp3 (53MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

guitars_rabin1) Trevor Rabin – Yes

Trevor Charles Rabinowitz nasceu em 13 de janeiro de 1954 em Joanesburgo (África do Sul) e foi um dos grandes responsáveis pela reivenção do Yes nos anos 80 com o disco 90125 (1983). Após deixar a banda, em 1995, foi compor trilhas sonoras para filmes em Hollywood, onde está até hoje.

Qualidades: Treinado em piano clássico desde criança, tem grande influência em guitarristas de jazz, como Al Di Meola e John McLaughlin, sabe aliar suas habilidades musicais com o olhar de produtor e possui uma grande capacidade de enxergar a música além da guitarra.

Tungcast recomenda: Can’t Look Away (1989)
Ouça: ” Owner of a Lonely Heart (demo)”, “I Can’t Look Away” e “Cover Up”

guitars_paulgilbert2) Paul Gilbert – Mr. Big

Paul Brandon Gilbert nasceu em 6 de Novembro de 1966 em Illinois (EUA) e sua primeira banda foi o Racer X, sendo rapidamente reconhecido com um grande velocista da guitarra. Em 1988 formou o Mr. Big ao lado de Billy Sheehan e Eric Martin e encontrou o sucesso logo no primeiro disco, autointitulado de 1989.

Qualidades: Membro do GIT (Guitar Institute of Technology), tem seu trabalho altamente reconhecido no circuito de guitarristas de todo o mundo, tendo a versatilidade e a velocidade como suas marcas. Apareceu na lista da revista Guitar World como um dos maiores velocistas, ao lado de Buckethead, Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen. A experiência com o Mr. Big ajudou a desenvolver o seu lado “entertainer”.

Tungcast recomenda: Alligator Farm (2000)
Ouça: “My Girlfriend’s Birthday” e “Let the Computer Decide”

guitars_cantrell3) Jerry Cantrell – Alice in Chains

Jerry Fulton Cantrell nasceu em 18 de março de 1966 em Tacoma (EUA) e fundou o Alice in Chains em 1987 ao lado do amigo de infância Layne Staley. Após a morte Staley em 2002, Cantrell assumiu o controle da banda e ressuscitou-a em 2006, lançando o álbum Black Gives Way to Blue em 2009.

Qualidades: sendo o principal compositor do Alice in Chains, teve a capacidade e a liberdade para moldar o som da banda. Apesar de pertencer ao gênero “grunge”, sua escola é o classic rock, onde sempre explorou a técnica nos solos e trabalhou riffs e timbres sofisticados e sombrios.

Tungcast recomenda: Boggy Depot (1998)
Ouça: “Dickeye”, “Keep the Light On” e “Breaks My Back”

guitars_richiekotzen4) Richie Kotzen – Poison e Mr. Big

Richie Kotzen nasceu em 3 de fevereiro de 1970 na Pennsylvania (EUA) e começou com aulas de piano aos 5 anos. Dois anos depois começou a tocar guitarra, influenciado pelo Kiss. Aos 21 anos ele se junta ao Poison para gravar o disco Native Tongue. EM 1999 ele substitui Paul Gilbert no Mr. Big.

Qualidades: Além de possuir um estilo bastante peculiar na guitarra, abusando de ligados velozes, tem um voz com grande alcance para músicas pop, rock e metal. Pôde desenvolver bem seu trabalho na carreira solo por não ter ficado tanto tempo em bandas mainstream do hard rock/metal.

Tungcast recomenda: Go Faster ou Return Of The Mother Head’s Family Reunion (2007)
Ouça: “Catch Up to Me”, “Get Up” e “Feed My Head”

guitars_gilmour5) David Gilmour – Pink Floyd

David Jon Gilmour nasceu em 6 de março de 1946 em Cambridge (Inglaterra) e entrou no Pink Floyd após Syd Barrett capitular diante das drogas. Ao lado de Roger Waters desenvolveu o chamado “art rock” nos anos 70, lançando álbuns conceituais de grande sucesso como Dark Side of the Moon e The Wall. Em 1985 ganhou de Waters na justiça o direito de usar o nome da banda até encerrar suas atividades em 1995. Desde então segue em carreira solo.

Qualidades: com enorme capacidade melódica, seus solos parecem composições dentro da música, sempre com extremo bom gosto para timbres e sabendo escolher as notas certas (e esticando-as ao máximo usando “bends”).

Tungcast recomenda: David Gilmour (1978)
Ouça: “Cry From the Street”, “Until We Sleep” e “No Way”

guitars_nuno6) Nuno Bettencourt – Extreme

Nuno Duarte Gil Mendes Bettencourt nasceu em 20 de Setembro de 1966, na Ilha Terceira (Portugal) e a sua família mudou-se para Massachusetts quando ele tinha 4 anos. Autodidata na guitarra, juntou-se ao Extreme em 1985 e lá pôde mostrar todo o seu virtuosismo.

Qualidades: Com um grande gama de influências como Van Halen, Beatles, Led Zeppelin, Prince, Queen, Paco de Lucia, Al Di Meola e Aerosmith, ele soube criar sua própria marca a partir dessa variedade, aliando o lado agressivo com o lado mais pop, além de uma pegada funkeada, rara entre guitarristas de rock.

Tungcast recomenda: Furnished Souls For Rent (2000)
Ouça: “Gravity”, “Furnished Souls For Rent” e “S’Ok”

2 Responses to “Tungcast#019: Guitarristas em carreira solo”

  1. Lucas Rocha disse:

    Achei interessante a carreira de Trevor Rabin, do Yes, de Jerry Cantrell, do Alice in Chains, sem contar com David Gilmour, que eu já conhecia bastante no Floyd e também em carreira solo. Paul Gilbert, que não é um nome novo para mim, e Nuno Bettencourt e Ritchie Kotzen, em contrapartida, não me tocaram muito, mas talvez com mais paciência as músicas possam entrar em minha memória afetiva. Por enquanto, não! Estou num momento de escutar bastante Rush.

  2. Arthur Diniz disse:

    Para mim, a melhor, foi a do Jerry Cantrell, o som dele, é hipnotizante, não é um guitarrista normal, é genioso sem virtuose, é um cara especial.