Tungcast#005: Fãs xiitas

xiitas

Foto: show da Banda Sete Cidades (Legião Urbana Cover) /agradecimento: Xanxan

 

Baixe em mp3 (40MB) – clique com o botão direito e escolha “salvar como”

00:00 - Apresentação:  são os fãs que são xiitas ou são os artistas que tranformam seu trabalho em culto religioso?
02:00 – A fúria dos fãs do Iron Maiden por causa desse texto, o xiitismo politicamente correto dos sertanejos e a ira de Zezé Di Camargo.
04:40 – O espírito de manada: tudo o que o Caetano Veloso fala, todos dizem amém.
05:30 – A mania de unanimidade do brasileiro — “Zezé Di Camargo ganhou muito mais espaço no Jornal da Tarde depois do meu texto”.
08:00 – Legião Urbana e Renato Russo são superestimados? Sobre a foto que ilustra esse post no Tungcast.
10:40 – Kurt Cobain e Renato Russo são marqueteiros?
13:00 – No show do Los Hermanos: não se ouve o som da banda, só o grito da manada de búfalos. Os debates intelectualóides e a histeria dos fãs.
15:10 – O problema não é o Radiohead… São seus fãs. Já o Kiss é o extremo oposto — pois é puro entretenimento — mas possui fãs tão chatos quanto os do Radiohead. Gene $immons (o Tio Patinhas do rock) e os xiitas do Kiss Army.
21:20Neil Peart no Rolling Stones ou Keith Moon no Beatles não dariam certo de jeito nenhum. A síndrome da “melhor banda do mundo” e o vício de querer tocar mais rápido.
23:10Dream Theater é uma mistura indigesta de Rush com Iron Maiden? Rafael Fernandes NÃO É um fã xiita da banda!
25:00O recalque de Jack Bruce (Cream) em relação ao Led Zeppelin e as ameaças de morte que recebeu por parte dos zeppelin-maníacos.
27:30 – Quando o fã acha que deve participar da vida do artista e o assassinato de John Lennon. Quantos Mark Chapmans existem por aí?
29:30 – Artista não tem obrigação alguma de adular seus fãs. Sua obrigação é ser honesto e profissional com sua arte.
30:30 – A música “Never Enough” foi escrita por Mike Portnoy em “homenagem” aos fãs chatos do Dream Theater.
32:20 – As críticas que o Metallica recebeu quando lançou Load. Quando o fã acha que o artista só deve fazer o que ELE quer. A declaração de Bruce Dickinson sobre seus fãs.
34:30Van Halen: A polarização que se criou entre os fãs quando David Lee Roth saiu da banda em 1985.
36:00 – As várias formações do Deep Purple, que já teve David Coverdale e Glenn Hughes nos anos 70. De um fã xiita: “Steve Morse no Deep Purple é a mesma coisa que por o Stanley Jordan pra tocar no Metallica!”
39:00 – Quando o fã xiita se acha mais entendido do que todo mundo.
40:10 – O xiitismo “purista” de Wynton Marsalis. As brigas com seu irmão Branford Marsalis por ter tocado com o Sting e as críticas a Miles Davis por flertar com o pop (Tutu) e com o Hip-hop (Doo Bop).
41:30 – Todo fã xiita é reacionário ao extremo.
41:50 – Encerramento: Van Canto – Fear of the dark (Iron Maiden Cover)

Links relacionados:
Sobre o fundamentalismo headbanger

3 Responses to “Tungcast#005: Fãs xiitas”

  1. Cara, eu não vou poder comentar esse texto como eu queria, eu sou um fã xiita! Sério, eu gostaria de estar no 5150 tomando umas geladas com o Eddie, acho que isso não faz de ninguém um fã xiita. Querer é uma coisa, achar que pode, fazer plantão na casa do cara, tentar descobrir o número para ligar, aí é outra! Penso até que alguns artistas curtam, cá e lá, durante a carreira, um contato mais próximo com um fã ou outro, trocar uma idéia, tomar uma cerveja. Mas com certeza eles escolhem para isso um fã não-xiita, mas um fã, e não um simples admirador. É o exemplo da nossa amiga Jana e o Gary Cherone, que você sabe muito bem né Diogo? Dei risada com esse tungcast, gostei do clima! Abs.

  2. Rafael Fernandes disse:

    Fala, Rhamsés, muito boa essa história do Pink Floyd…hahaha… tem louco pra tudo.

    No fim das contas, acho que todos nós temos, ou ao menos já tivemos, nossa parcela de xiitismo.

    Obrigado pela audição e comentário.

    Grande abraço,

    Rafael

  3. Fala galera!!!

    Adorei o episódio, com certeza tem louco para tudo nesse mundo. Los Hermanos é bom aonde gente? ahahahahaha. Mas com certeza o quase xiitismo do Rafael sobre DT é algo a levar em conta.

    Em quesito de fãs malucos só queria deixar uma curiosidade a respeito dos Floydianos. Na época do Division Bell a banda fez uma provocação com eles, colocando na internet evidencias de que haveria um tesouro escondido no campo onde foi baseada a capa do album.

    O resultado nao poderia ter sido diferente, os caras escavaram todo o lugar fazendo com que chamassem a policia e sabe-se la quem mais para fazer aquele bando de malucos pararem de destruir a propriedade….Ah esse humor ingles.

    Grande abraço!